quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Negócio de ocasião: traficar canários via Bolívia

Já faz algum tempo que canários-da-terra da Venezuela e Peru são, de acordo com a Polícia Federal, traficados para o Brasil pela fronteira com a Bolívia para serem usados em rinhas. Uma quadrilha desarticulada em abril de 2012 , por exemplo, seria responsável por comercializar cerca de 60 mil aves dessa espécie por ano (releia "Finalmente uma paulada nas quadrilhas de tráfico internacional de canários", publicada em 4 de abril de 2012 pelo Fauna News).

Apesar das ações, o problema persiste:

“O motorista preso pela PF (Polícia Federal) com 600 canários-da-terra em Corumbá foi multado em R$ 300 mil pela PMA (Polícia Militar Ambiental). O flagrante foi na noite deste sábado (2) na BR-262 próximo a ponte do rio Paraguai.

Maneira como os canários eram transportados
Foto: Divulgação Polícia Federal

Segundo a PMA, as aves vieram da Bolívia eram transportadas em uma carreta com placas de Cascavel (PR) dividas em 15 gaiolas.”
– texto da matéria “Homem preso pela PF com 600 canários em Corumbá é multado em R$ 300 mil”, publicado em 2 de fevereiro de 2013 pelo site Pantanal Notícias MS

O motorista disse ter sido contratado por um desconhecido para levar as aves até Corumbá (MS) e que de lá seguiria, sem os animais, de volta para seu estado, o Paraná.

Canários apreendidos
Foto: Divulgação Polícia Federal

Os canários exóticos (não nativos do Brasil) podem causar problemas para a espécie brasileira. Mais fortes, eles acabam competindo e ganhando dos canários silvestres do Brasil na natureza, o que pode ocasionar um declínio da espécie nacional. E não é difícil esses canários exóticos chegarem a natureza, pois é bem possível que, no seu manuseio, eles escapem ou até sejam soltos quando seu criador perder o interesse.

Os canários-da-terra estrangeiros são um grande problema que o poder público ainda não conseguiu resolver.

- Leia a matéria completa do Pantanal Notícias MS
- Releia "Finalmente uma paulada nas quadrilhas de tráfico internacional de canários", publicada em 4 de abril de 2012 pelo Fauna News

0 comentários: