segunda-feira, 9 de junho de 2014

Ação contra o tráfico de animais para a Copa. Que a campanha seja bem divulgada

“O Ibama vai atuar nos 12 aeroportos da Copa do Mundo e para combater o tráfico de animais silvestres vai intensificar suas operações nos aeroportos de maior entrada e saída de estrangeiros durante os 45 dias dos jogos. Para coibir as ações do tráfico de animais, o Ibama ainda lança uma campanha nacional nesta quinta-feira (05), dia mundial do meio ambiente com o tema “No Brasil não leve cartão vermelho, leve apenas boas lembranças”.

Cartaz da campanha do Ibama

Em Guarulhos e Viracopos, os agentes ambientais foram escalados em esquema de plantão de 24 horas para cobrir as atividades de fiscalização. Durante reunião para tratar da operação no auditório da Receita Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o superintendente do Ibama em São Paulo, Murilo Rocha, falou sobre importância da presença do Ibama dentro do aeroporto atuando integrado com a Receita Federal, Anvisa e Vigiagro no controle do comércio exterior.  Esteve presente, ainda, Edison Takeshi, inspetor da Receita Federal responsável pela alfândega, que fez um breve relato de como será o trabalho da Receita Federal neste período da Copa do Mundo e na oportunidade elogiou a atuação do Ibama dizendo que apesar de ser um dos mais novos órgãos trabalhando dentro do aeroporto, é o mais atuante nas atividades de fiscalização em pista e que tem realizado ações efetivas juntamente com a Receita Federal.”
- texto da matéria de divulgação “Ibama lança campanha e faz operações em aeroportos durante a Copa do Mundo”, publicada em 5 de junho de 2014 pelo site do Ibama

Em 30 de maio de 2014, o Fauna News publicou o post “Ação em defesa da fauna durante a Copa no Rio Grande do Norte”, em que comentou a iniciativa do Ibama do Rio Grande do Norte em lançar e divulgar 10 regras para orientar os turistas que visitarão Natal para acompanhar os quatro jogos que a cidade receberá na primeira fase da Copa do Mundo. A medida serve também para orientar os profissionais do setor de turismo.

A iniciativa do Ibama é boa e necessária. Espera-se que, além do aumento da fiscalização, haja uma divulgação em massa do problema do tráfico de fauna para os turistas, principalmente na chegada deles. Afinal, depois que o bicho tiver nas mãos do visitante, se for apreendido, terá de passar por todo um trabalho de reabilitação para voltar à natureza (se voltar!).

E animal fora da mata, incluindo os apreendidos, é praticamente o mesmo que animal morto: não cumpre suas funções ecológicas, como predar, ser predado, espalhar sementes, etc.

- Leia a matéria completa do Ibama
- Releia o post “Ação em defesa da fauna durante a Copa no Rio Grande do Norte”, publicado em 30 de maio de 2014 pelo Fauna News

0 comentários: