“A iniciativa do Ibama é boa e necessária. Espera-se que, além do aumento da fiscalização, haja uma divulgação em massa do problema do tráfico de fauna para os turistas, principalmente na chegada deles. Afinal, depois que o bicho tiver nas mãos do visitante, se for apreendido, terá de passar por todo um trabalho de reabilitação para voltar à natureza (se voltar!).
E animal fora da mata, incluindo os apreendidos, é praticamente o mesmo que animal morto: não cumpre suas funções ecológicas, como predar, ser predado, espalhar sementes, etc.” – texto do Fauna News
O Fauna News localizou o vídeo da campanha, que utilizou o tatu-bola como personagem vítima do tráfico. Vale ressaltar que esses animais não são grandes vítimas do tráfico. Turistas, sejam elas estrangeiros ou brasileiros, não procuram esse animal para comprá-los como bichos de estimação, por exemplo. O destino dos tatus capturados e vendidos é a panela.
A intenção do Ibama é interessante e bem intencionada. Além de conscientizar os turistas, tentaram envolver o ameaçado tatu-bola símbolo da Copa. Mas será que a mensagem será eficiente?
No vídeo, o tatu está em sua posição de defesa, isto é, como uma bola. O que o deixou um tanto escondido. Será que não seria melhor fazer a campanha com alguma ave? Afinal, elas representam mais de 80% dos animais apreendidos com traficantes e em cativeiro doméstico ilegal no Brasil.
Assista ao vídeo:
- Releia o post "Ação contra o tráfico de animais para a Copa. Que a campanha seja bem divulgada”, publicado pelo Fauna News em 9 de junho de 2014
0 comentários:
Postar um comentário