sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Reflexão para o fim de semana: rinocerontes órfãos são consequência da matança

“O ano que passou foi um ano terrível para a população de elefantes da África do Sul. Um total de 633 mortes dos animais foram registradas, um número recorde que deixou preservacionistas alarmados.

Rinoceronte sendo alimentado em orfanato
Foto: BBC

Caçadores ilegais têm rinocerontes como alvo os chifres dos animais, considerados afrodisíacos por religiões tradicionais.

Assim, vários filhotes dos animais acabam ficando órfãos.

Foi esse o motivo que levou a África do Sul a criar o primeiro orfanato mundial de rinocerontes.”
– texto explicativo de vídeo produzido pela BBC, publicado em 9 de janeiro de 2013 com o título “África do Sul cria orfanato de rinocerontes para salvar espécie”

Rinoceronte teve seu chifre arrancado pelos traficantes
Foto: AFP

Alguns comentários devem se feitos sobre a matéria. A existência de um orfanato para rinocerontes não vai ajudar a salvar esses animais. As cinco espécies de rinocerontes que existe (duas africanas e três asiáticas) precisam de proteção por meio de fiscalização de unidades de conservação e de uma forte ação de governos asiáticos (principalmente Vietnã e China) para acabar com a demanda pelos chifres através de campanhas de conscientização.

Nesses países, o chifre não é um simples afrodisíaco, como veiculado pela BBC. Principalmente no Vietnã, acredita-se que o pó do chifre cura várias doenças, inclusive câncer. O quilo do chifre vale mais que o quilo de ouro.

- Leia a matéria da BBC Brasil (com vídeo)

0 comentários: