quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Tráfico de animais na feira de Duque de Caxias: não é novidade, mas reportagem vale pelas imagens

A vergonhosa venda de animais silvestres na feira de Duque de Caxias não surpreende mais ninguém. O tráfico de fauna está estabelecido no local há tanto tempo que até quem deveria fiscalizar o crime ambiental parece não se importar mais com as inúmeras denúncias feitas pela imprensa.

Em 21 de janeiro de 2013, o Jornal Hoje (TV Globo) veiculou mais uma matéria sobre o comércio ilegal de animais em Duque de Caxias. Não foi apresentada nenhuma novidade, mas o esforço jornalístico vale pelas imagens.

“Os traficantes de animais silvestres agem livremente no centro de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e ainda usam crianças como vendedores. A câmera do JH flagrou macacos dopados, passarinhos empilhados e bichos sufocados dentro de sacolas.

Filhote de papagaios sendo vendido na feira de Duque de Caxias
Imagem: Reprodução Jornal Hoje

Para a veterinária, Andrea Lambert, o comportamento dos animais não é natural. “A tendência deles é morder, fugir. Então, para que eles não fujam, para ser mais fácil manusear para venda, eles são dopados”.

Dezenas de pássaros, de diferentes espécies, são empilhados em pequenas gaiolas. Todos com a mesma triste história. A cada reportagem se sucedem operações policiais. Para alguns dias depois a feira continuar no mesmo dia, lugar e horário.”
– texto do resumo da matéria, publicado no site do Jornal Hoje

Deve-se destacar um trecho do texto acima: “A cada reportagem se sucedem operações policiais. Para alguns dias depois a feira continuar no mesmo dia, lugar e horário.”

E assim vai continuar graças a ineficiência do poder público.

- Assista à matéria do Jornal Hoje
- Releia o post do Fauna News “Na luta contra a cracolândia da fauna silvestre”, de 24 de janeiro de 2012, e “Feira de Duque da Caxias (RJ): cadê o posto do Ibama?”, de 11 de junho de 2012

0 comentários: