quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Não se envolveu com o tráfico, mas seu crime é o mesmo

“Dez pássaros silvestres foram apreendidos nesta terça-feira (16) em uma casa no bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Itajubá (MG). Segundo a Polícia Militar, as aves são das espécies coleirinha, pintassilgo e picharro e todos estavam sem anilhas para identificar o criador.

Aves apreendidas em Itajubá
Foto: Divulgação Polícia Militar MG

De acordo com os militares, foram encontrados e apreendidos dois alçapões e nove gaiolas. O dono dos animais não foi localizado.As aves apreendidas foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) .”
– texto da matéria “Polícia apreende 10 pássaros silvestres em residência de Itajubá”, publicada em 16 de outubro de 2013 pelo portal G1

O dono da casa, responsável pelas aves, provavelmente não as comprou de um traficante. Mas o mal que ele faz a biodiversidade é o mesmo de quem se envolve com o mercado negro de fauna.

Provavelmente, o sujeito capturou as aves na região. A apreensão dos alçapões permite tal raciocínio.

Assim como as pessoas que compram animais de traficantes, quem captura os bichos para mantê-los em casa como pets também precisa ser sensibilizado para os problemas que a retirada dos espécimes de seus habitas causa para os ecossistemas e a saúde humana. Educação ambiental é fundamental.

- Leia a matéria completa do portal G1

0 comentários: