quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PM Ambiental de Marília na luta contra adulteração de anilhas

Em 27 de agosto de 2013, o Fauna News publicou no post “Falsificação de anilhas: taí um problema que merece atenção”. Foram comentadas duas ocorrências atendidas pela Polícia Militar Ambiental da região de Marília (SP), em que foram encontradas aves com anilhas adulteradas.

A falsificação de anilhas, aquele anel de identificação colocado na perna das aves, é uma das ferramentas utilizadas por traficantes de fauna para “esquentar” animais ilegais. O anel é retirado de um animal que morreu, por exemplo, e colocado em outro capturado ilegalmente na natureza com as mesmas características. Dessa forma, tenta-se enganar a fiscalização.

Mas os policiais ambientais de Marília estão atentos.

“Em 27 de setembro, no Município de Paulópolis/SP, Policiais Militares Ambientais, constataram em uma residência 14 aves da fauna silvestre em cativeiro.

As aves estavam anilhadas, porém com indícios visíveis de adulteração dessas anilhas.

 
Policial verifica anilha de ave
Foto: Página da PM Ambiental de São Paulo no Facebook

Foi elaborado um Auto de Infração Ambiental com multa no valor de R$ 16.000,00. Duas das aves são consideradas ameaçadas de extinção. Todos os animais foram apreendidos e encaminhados ao Ibama para perícia técnica.

Aves apreendidas em Paulópolis
Foto: Página da PM Ambiental de São Paulo no Facebook

A ocorrência foi apresentada no Distrito Policial para apuração do crime ambiental, e encaminhada à Policia Federal para apurar o crime de falsificação das anilhas.” – texto publicado em 30 de setembro de 2013 na página da PM Ambiental de São Paulo no Facebook

No post de agosto, o Fauna News publicou:

“Se os órgãos de fiscalização fizessem um “pente fino” em criadores, muitas irregularidades seriam descobertas. Falta controle.

Tomara que a ação da PM Ambiental paulista não seja um trabalho eventual e sim uma rotina. Que operações sejam feitas em todo o Brasil.”


Parabéns aos policiais de Marília. Estão mostrando que o trabalho tem de ser constante.

Que sirvam de exemplo para todo o Brasil...

- Leia o post da PM Ambiental de São Paulo no Facebook
- Releia o post “Falsificação de anilhas: taí um problema que merece atenção”, publicado pelo Fauna News em 27 de agosto de 2013

0 comentários: