segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Começar a semana pensando...

Mais uma vez no Paraguai. E mais uma vez com papagaios.

“A polícia resgatou 211 papagaios retirados de florestas remotas do Paraguai e fezm quatro prisões.

Filhotes de papagaios apreendidos no Paraguai
Foto: City Parrots

O veterinário Carlos Britos, do Ministério do Meio Ambiente do Paraguaim identificou as aves resgatadas como papagaios-verdadeiros, cujo nome científico é Amazona aestiva. Ele disse que muitos ainda são jovens e foram retirados de seus ninhos. Quarta-feira, ele disse que eles estão sendo cuidados por biólogos do governo em um parque nacional e serão devolvidos à natureza assim que possam voar.”
– tradução do texto da matéria “Paraguay Police Rescue 211 Parrots”, publicada em 2 de janeiro de 2013 pelo site da City Parrots

Vale lembrar que em 4 de janeiro de 2013, o Fauna News publicou “Reflexão para o fim de semana: papagaios traficados do Paraguai”, em que repercutiu a apreensão de quatro filhotes de papagaios (um morreu) com um homem de 25 anos na rodoviária de Cascavel, no Paraná. As aves tinham sido compradas no Paraguai.

Ao que parece, os papagaios que vivem no Paraguai devem estar em pleno período de nascimentos. E, assim como acontece no Mato Grosso do Sul anualmente (setembro e outubro), ocorre a coleta dos filhotes nos ninhos para o comércio ilegal. Infelizmente, esse tipo de crime ainda não é combatido nas áreas de apanha das aves, onde são necessários um forte trabalho de educação ambiental, políticas sociais de geração de renda para as comunidades que vivem na região onde habitam os papagaios e, lógico, fiscalização.

Enquanto só se investir em repressão, que conta com a sorte e não com inteligência para coibir o tráfico de animais, esse crime continuará existindo com força.

- Leia a matéria da City Parrots (em inglês)
- Releia “Reflexão para o fim de semana: papagaios traficados do Paraguai”
- Leia a matéria “Aberta a temporada do tráfico”, publicada na edição 101, de setembro de 2012, da revista Terra da Gente, sobre o comércio ilegal de papagaios-verdadeiros

0 comentários: