terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Viveiros da ilegalidade: cativeiro criminoso sofisticado

Tem gente que acredita dar boas condições no cativeiro para animais capturados na natureza. Mas será que, para os silvestres, há boas condições no cativeiro?

No caso dos animais que estão saudáveis e têm condições comportamentais de desfrutar da vida livre, o cativeiro jamais será um bom lugar. Animais como papagaios e primatas, que vivem em grupos e precisam de grandes áreas para se deslocar, viver em uma jaula, viveiro ou gaiola é uma violência.

E não há infraestrutura que resolva isso.

“A Polícia Ambiental apreendeu nesta sexta-feira (6) vários animais silvestres que estavam em cativeiro em duas casas nos municípios de Praia Grande e Bertioga, no litoral de São Paulo. Em ambos os casos, a fiscalização ocorreu após a corporação receber denúncias anônimas.

Papagaio-verdadeiro apreendido pela PM Ambiental paulista
Foto: Tenente Erich Hoffmann/Divulgação Polícia Militar Ambiental SP


Em Praia Grande, os animais foram localizados no bairro Boqueirão. Na residência, os policiais encontraram uma arara vermelha grande, duas araras canindé, três papagaios, dois pássaros pretos, dois sabiás laranjeiras e um trinca ferro.”
– texto da matéria “Polícia Ambiental apreende animais silvestres no litoral de SP”, publicada em 6 de dezembro de 2013 pelo portal G1

Essas aves estavam em viveiros, como revela a foto abaixo.

Viveiros que abrigavam as aves
Foto: Tenente Erich Hoffmann/Divulgação Polícia Militar Ambiental SP

A violência contra a liberdade desses seres e contra o equilíbrio ambiental tem várias faces. Algumas feias, com gaiolas imundas, fome e sede, mas outras com uma bela maquiagem.

- Leia a matéria completa do portal G1

0 comentários: