terça-feira, 14 de janeiro de 2014

É preciso “denúncia anônima” para achar traficantes de animais em feiras de Feira de Santana (BA)?

“Pássaros silvestres que eram vendidos ilegalmente na Feira do Rolo, em Feira de Santana (distante a 108 km de Salvador), foram apreendidos em uma operação realizada pela Polícia Militar nesta segunda-feira, 13.

Gaiolas com aves apreendidas em feira
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade

Segundo informações da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), os agentes chegaram até os comerciantes após denúncias anônimas.

Os animais, segundo a polícia, foram encontrados amontoados dentro de gaiolas. Duas pessoas foram flagradas comercializando as aves e detidos.”
– texto da matéria “Operação apreende pássaros vendidos ilegalmente em Feira”, publicada em 13 de janeiro de 2014 pelo site do jornal baiano A Tarde

Em 4 de dezembro de 2013, o Fauna News publicou no post “Feira de Santana: central de tráfico na Bahia”:

“Feira de Santana (que ainda conta com a vantagem de ser cortada por duas grandes rodovias federais, a BR-101 e a BR-116) e Vitória da Conquista são grandes centros do tráfico de animais silvestres no Brasil. Pelas duas cidades, onde há depósitos que recebem animais de diversas regiões, passam rotas que abastecem a venda principalmente na região Sudeste. Ao mesmo tempo, nelas também há feiras para o comércio local.”

E será que a polícia de Feira de Santana precisa de “denúncias anônimas” para localizar traficantes de animais em férias? Se sim, é lamentável. Afinal, basta circular um pouco por esse tipo de comércio de rua para encontrar e até identificar esses criminosos.

Esse tipo de comércio em feiras pode diminuir bastante se a presença de órgãos de fiscalização for intensa. Mas, os contingentes nunca são suficientes e a fauna silvestres não é prioridade.

- Leia a matéria completa do jornal A Tarde
- Releia o post “Feira de Santana: central de tráfico na Bahia”, publicado pelo Fauna News em 4 de dezembro de 2013

0 comentários: