segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Quando o zoológico é mais que entretenimento

Zoológico não deve ser um local em que a prioridade é o entretenimento. Ao contrário! Pelo noticiado o Bosque e Zoológico Fábio Barreto, de Ribeirão Preto (SP), administrado pela prefeitura, já sabe disso.

“Em ação conjunta com o Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais de 100 aves foram tratadas nos últimos meses pelos profissionais do Bosque/Zoo Dr. Fábio Barreto.

Zoológico investe na recuperação de animais traficados
Foto: TripAdvisor

Vítimas da ação do tráfico de animais silvestres, os animais chegaram ao zoológico apreendidos pela polícia florestal ou por pessoas que socorrem as aves encontradas em situação de risco.
Após receberem tratamento adequado, são levadas ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), na cidade de Lorena. “O Bosque/Zoo, além de oferecer Educação por meio do Programa Integrado de Educação Ambiental e ser opção de lazer às famílias, também realiza este importante trabalho de recuperação de animais da nossa fauna”, explicou Alexandre Gouvêa, chefe do Bosque/Zoo.”
– texto da matéria “Mais de 100 aves são reabilitadas pelo Bosque/Zoo Fábio Barreto, em Ribeirão Preto”, publicada em 26 de janeiro de 2014 pelo site Ribeirão Preto On Line

Infelizmente, ainda existem zoológicos que não modernizaram seus objetivos e, pior, mal conseguem garantir o bem-estar dos animais. As secretarias de Meio Ambiente dos estados e o Ibama (para as unidades da federação que ainda não estão gerenciando a fauna, conforme determina a Lei Complementar 140, de 2011) têm de fiscalizar com rigor e trabalhar para que programas de educação ambiental e conservação sejam efetivamente realizados.

- Leia a matéria completa do Ribeirão Preto On Line
- Conheça o Bosque e Zoológico Fábio Barreto

0 comentários: