terça-feira, 20 de maio de 2014

Zoonoses: um dos perigos do tráfico de animais (vídeo)

A ONG Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), publicou no 1º Relatório Nacional sobre o Tráfico da Fauna Silvestre, em que afirmou existirem mais de 180 zoonoses (doenças transmitidas de animais silvestres para humanos) relacionadas ao mercado negro de animais. O risco é grande e algumas delas, bastante comuns como a raiva, podem matar.

Imagem do vídeo de Sandovaldo Moura

Se a crueldade e os problemas aos ecossistemas causados pelo comércio ilegal de animais não são suficientes para convencer muita gente a não criar silvestres como bichos de estimação, quem sabe se o risco de transmissão de doenças é um argumento convincente.

O vídeo e a música a seguir são do veterinário Sandovaldo Moura, analista ambiental do Ibama do Piauí. As informações transmitidas são baseadas na palestra do veterinário Fabiano Pessoa. Os arranjos são de Messias Messina e o intérprete é Jefferson MC.

Sandovaldo e Fabiano coordenam o projeto “Liberdade & Saúde - animais silvestres livres: pessoas saudáveis”, executado pelo Ibama do Piauí, com a intenção de promover a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e prevenção de suas zoonoses. O trabalho é distribuído no sistema educacional público e privado do estado.

-  Assista ao vídeo (You Tube)

0 comentários: