quinta-feira, 15 de maio de 2014

Solturas como ferramenta de inclusão e educação

“Assim que se encheu de coragem, Thiago Luciano de Paula, 9 anos, estendeu as pequenas mãos e recebeu do policial ambiental um assustado passarinho, que acabara de ser libertado de uma gaiola de madeira. O menino segurou a ave com extremo cuidado, como se fosse a mais bela joia da humanidade. Depois, esticou os braços e libertou o bichinho. Em pé, assistiu à ave ganhar o céu com rapidez para, em seguida, desaparecer nas frondosas árvores da Estação Ecológica do antigo IPA. A cena mágica se repetiu várias vezes.

Soltura como ferramenta educativa
Foto: Guilherme Baffi

Vinte e quatro estudantes com necessidades especiais da escola Renascer, de Rio Preto, participaram na manhã desta segunda-feira, 12, da soltura de cem pássaros, das mais variadas espécies.” – texto da matéria “O voo da liberdade e da educação ambiental”, publicada em 13 de maio de 2014 pelo site Diario Web (do jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto – SP)

Respeitadas as necessidade técnicas para as solturas, a participação de crianças e adolescentes nesses eventos pode ser uma ótima oportunidade para sensibilizá-los sobre a necessidade de respeitar a fauna silvestre. Em Rio Preto, a retomada da liberdade foi acompanhada por jovens com idade entre 7 a 13 anos e problemas como síndrome de Down e autismo. A ação foi organizada pela Polícia Militar Ambiental.

- Leia a matéria completa do Diario Web

0 comentários: