sexta-feira, 5 de julho de 2013

Marinheiro com aves silvestres: vale investigar bem

“A Polícia Militar prendeu nesta terça-feira (2), após receber uma denúncia anônima, um homem que transportava animais silvestres de forma irregular em Jacupiranga, na região do Vale do Ribeira, interior de São Paulo. O acusado foi identificado como integrante da Marinha do Brasil.

Aves apreendidas com militar da Marinha
Foto: Divulgação PM-SP

O homem estava dirigindo um veículo com placas de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, que transportava 14 aves silvestres, armazenadas em caixas com divisórias. Os pássaros foram identificados como sendo da espécie azulão, bico de pimenta, curió e picharro.”-
texto da matéria “Integrante da Marinha do Brasil é detido com aves silvestres”, publicada em 2 de julho de 2013 pelo portal G1

Não é a maior parte, mas uma quantidade expressiva da fauna silvestre brasileira é ilegalmente exportada. Há dados indicando que essa quantidade chegue a 40% do total dos animais traficados – o restante é comercializado dentro do próprio Brasil.

Será que o militar flagrado com as aves silvestres não estará envolvido com o tráfico de fauna – tanto para outros países como internamente? A pergunta não é descabida, afinal ele pode ter acesso facilitado a portos e formas de transporte para distribuir os animais. As gaiolas em que estavam as aves não são, normalmente, utilizadas por criadores domésticos.

Que o caso seja devidamente investigado.

- Leia a matéria completa do portal G1

0 comentários: