quarta-feira, 31 de julho de 2013

Novamente as feiras. Desta vez em Alagoas

“O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) desencadeou neste fim de semana a “Operação Pássaros Livres”, nas feiras livres localizadas tanto na capital alagoana, quanto em municípios do interior do estado.

O resultado da "Operação Pássaros Livres"
Foto: Divulgação BPA

No sábado (27), a operação se concentrou nos bairros do Poço, Levada e Village Campestre II, onde foram resgatados 58 pássaros silvestres que se encontravam em cativeiros. Os infratores conseguiram fugir ao avistar a presença ostensiva da PM, no entanto as aves foram encaminhadas para o Centro de Tratamento de Animais Silvestres – CETAS, do Ibama.

Já no domingo (28), a operação foi deflagrada em municípios próximos a Maceió, no caso Marimbondo, Boca da Mata, Rio Largo e grande Maceió. Na ocasião mais de 30 pássaros foram resgatados, sendo encaminhados também ao CETAS.”
– texto da matéria “BPA apreende aves silvestres”, publicada em 29 de julho de 2013 pelo site Alagoas 24 Horas

As apreensões em feiras de Alagoas são apenas um exemplo do que está acontecendo em todo o Nordeste, na verdade, em grande parte do Brasil. Na matéria “Tráfico no varejo”, publicada na edição de julho de 2013 da revista Terra da Gente, a presidente da ONG Organização para Conservação do Meio Ambiente (ECO), Kilma Manso (que já trabalhou no Ibama e na Polícia Federal combatendo crimes contra a fauna), as feiras são o principal meio varejista de venda ilegal de animais.

E o Fauna News destaca isso sempre...  Na mesma matéria da revista Terra da Gente, vale destacar novamente (afinal, o trecho a seguir já apareceu no post “Tráfico de animais em feiras: Estado omisso”, publicado em 24 de julho de 2013):

“Praticamente não há municípios onde animais silvestres não possam ser comprados nesse tipo de mercado. É cultural”, afirma Marcelo Pavlenco Rocha, presidente da ONG SOS Fauna, que desde 1989 atua no combate ao tráfico de animais.”


- Leia a matéria completa do Alagoas 24 Horas
- Leia a matéria “Tráfico no varejo”, publicada na edição de julho de 2013 da revista Terra da Gente
- Releia o post “Tráfico de animais em feiras: Estado omisso”, publicado pelo Fauna News em 24 de julho de 2013

0 comentários: